Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Alimentação




O nosso corpo é um presente do nosso Pai Celestial. Quando ganhamos um presente, temos que ter zelo e gratidão. Por isso devemos cuidar muito bem dele. Mas como? Podemos começar através da nossa alimentação. Desde pequeninos, temos que ter o hábito de ingerir frutas, verduras e legumes. Doces, frituras, refrigerantes, biscoitos rechedos, alimentos industrializados e tantas outras guloseimas, são uma delícia! Mas prejudicam e muito o funcionamento do nosso organismo, se forem consumidos em excesso. Isso não é novidade pra ninguém, né!
Será que estamos valorizando esse presente? Valorizando essa matéria que é a casa do espírito? Infelizmente não!!! A cada dia cresce o número de pessoas com problemas de saúde, tais como: diabetes, hipertensão arterial, problemas cardíacos e outros, tudo devido a má-alimentação.
Os pais precisam estar sempre atentos ao que os filhos andam comendo, determinar os horários e orientar sobre os prejuísos que certos alimentos causam a saúde.
A maioria dos pais trabalham fora, tendo os filhos que ficarem em creches, ou então aos cuidados de outras pessoas, dessa forma fica difícil estarem presentes nos horários das refeições, e ainda ao chegarem da jornada de trabalho, por estarem cansados do corre-corre do dia e por terem pouco tempo, optam por alimentos já prontos, como: macarrão instantâneo, congelados, massas prontas etc. Esses alimentos possuem muitos conservantes, prejudicando ainda mais o Santuário do Espírito, acordando assim doenças que estavam adormecidas no perispírito (para as crianças dizer que é a roupinha do espírito).
Os pais precisam dar o exemplo e serem mais participativos no desenvolvimento de seus pequeninos.



A PIRÂMIDE ALIMENTAR.

Segundo a legislação de nosso país, a "Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável".
(RDC nº 39, de 21 de março de 2001)

Os alimentos da base da Pirâmide são os que podemos consumir em maior quantidade, mas respeitando as porções. No topo, são os alimentos que devemos ingerir em menor quantidade.



Temos que comer de tudo moderadamente, pois não é só a ausência de vitaminas que nos causam problemas, mas o seu excesso também.


EXEMPLO:


VITAMINA A.


Chamada de "a vitamina da beleza", deixa a pele e os cabelos mais saudáveis e bonitos. Também ajuda a fortalecer os ossos e dentes e a preparar o organismo para enfrentar infecções.

AUSÊNCIA: Pode deixar o cabelo ressecado e a pele áspera, com manchas, descamções e alergia. Pode ainda causar falta de apetite, menor resistência as doenças, além de coceira e ardor nos olhos.

EXCESSO: Queda de cabelo e/ou seborréia, dor de cabeça, enjôo e fadiga.


*Fonte: http://pitboorei.vilabol.uol.com.br/nutricao/Vitaminas.htm


Sugestão de atividade:

* Fazer cartões de cartolina, cada um com o desenho de uma fruta ou legume e escrever, o que a falta ou o excesso dessa vitamina causa à saúde.


Sugestão de cartaz: ALIMENTOS RICOS EM COLESTEROL.








Nenhum comentário: